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Feiras Internacionais: Como fazer a escolha certa
24/11/2014
Por mais que a Internet tenha facilitado o acesso a muitas informações, as Feiras ainda representam um dos mais importantes instrumentos de promoção, de pesquisa de mercado e, em alguns casos, de comercialização. É na Feira que acontece o contato pessoal com a empresa, identificação de concorrentes e até mesmo o feedback imediato dado por clientes.É interessante que a empresa que está iniciando um plano de internacionalização, visite grandes Feiras Internacionais no seu próprio setor para medir em que condições está a competitividade da própria empresa, comparando-a com as concorrentes. Podem-se confrontar a tecnologia, as técnicas de comunicação, o design, os preços e as formas de pagamento. Também é possível identificar eventuais novos fornecedores e/ou possíveis alianças com fabricantes de produtos complementares.Então seguem algumas dicas para quem deseja expor em Feiras Internacionais:-
Solicite informações sobre a Feira à entidade organizadora;
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Certifique-se de que a Feira seja adequada a seus objetivos;
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Busque uma pesquisa de mercado sobre o setor no país (ou área geográfica) onde se desenvolve a Feira;
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Defina que colaboradores de sua empresa estarão presentes na Feira;
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Controle as normas de participação na Feira;
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Selecione os produtos e as respectivas amostras que você apresentará na Feira e disponha de um cronograma de preparação;
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Prepare uma lista de preços com as alternativas dos Incoterms FOB e CIF;
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Procure conhecer a estrutura de custos de importação de seu produto no mercado-alvo da Feira e assegure-se da documentação necessária;
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Programe o material de suporte, como documentação técnica, displays, pôsteres, etc;
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Envie uma comunicação aos clientes potenciais interessados em visitar seu estande;
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Reúna as pessoas presentes no estande e forneça-lhes as principais informações e orientações.
Adaptado de Nicola Minervini. Fonte: http://goo.gl/lQ2GAx -