• Como surgiu o "Xing Ling"

    08/12/2014

    “Xing Ling” é o termo empregado para distinguir um produto genérico ou copiado de grandes marcas. Bons exemplos são Quingston (Kingston), Reboke (Reebok), HiPhone (iPhone), Sumsung (Samsung), etc. Geralmente são fabricados na China e também são conhecidos como produtos de baixo preço. Produção em larga escala, tecnologia e logística eficientes, e o fato de não pagarem licenças para as grandes marcas favorecem seus custos.
     
    O termo Xing Ling no Brasil é o que os chineses chamam Shanzhai. O movimento se iniciou quando começaram as Zonas Econômicas Especiais (ZEE) que funcionam como uma Zona Franca de Manaus gigantes, mas ganhou mais destaque a partir de 2005. Shenzhen é a cidade Xing Ling mais destacada, tanto que as maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, Xing Lings e Originais, se concentram na região.
     
    Em 2010, o Financial Times* estimou que os telefones Xing Ling corresponderam a 20% do total do mercado mundial de telefonia móvel. Sem entrar no mérito da avaliação de qualidade dos produtos, que pode variar de ótima a péssima conforme fabricante, o Xing Ling é um exemplo impactante da força e influência da China em todo mercado mundial.
     
    * "Bandit phone king has the last laugh". The Financial Times. 17 October 2010.
     
    VOLVER