• Por que pagamos mais caro no Brasil?

    03/11/2014

    Apesar dos avanços desde a década de 90, a distribuição de renda no Brasil ainda é das piores. A grande concentração de renda gera uma valorização de status nas compras. Demarcam-se as diferenças através do consumo, mesmo que para isso tenha-se que pagar mais.
     
    A baixa competição, a dificuldade de se fazer negócio e o risco mais elevado da atividade empresarial também geram dificuldades. Alguns dos motivos que podem ser destacados são: burocracia, corrupção, carga tributária elevada, regime tributário complexo, infraestrutura ruim, mão-de-obra cara e despreparada, etc.
     
    O Brasil ainda é considerado o país que menos participa das importações de produtos e serviços no mundo. As consequências são o aumento de preços e margem de lucro, uma vez que a redução nos investimentos por parte dos empresários diminui a competição, inclusive com importados.
     
    Nos últimos anos, as margens no país caíram. A competição aumentou porque a crise no mundo desenvolvido estimulou as empresas a buscarem os grandes mercados emergentes, além do crescimento do consumo no país impulsionado pelo aumento da renda e do crédito.
     
    No entanto, a atual desvalorização do real vem encarecendo as importações, inclusive de máquinas e equipamentos, diminuindo a competição e reduzindo investimentos no país. Para reduzir margens e preços, o governo precisa eliminar a burocracia, simplificar a legislação, estimular a competição, evitar o protecionismo, reduzir impostos, inclusive sobre importados e incentivar investimentos. O benefício será dos consumidores.
     
    Estas são opiniões do economista Ricardo Amorim. Fonte: http://goo.gl/nCFyXa
     
    VOLTAR