• Importação: Como se proteger contra o câmbio instável

    15/04/2015

    Ao atuar no comércio exterior as empresas devem levar em conta os riscos que são assumidos ao se efetuar alguma compra internacional. Se você confirmar a produção de um pedido hoje e no mês seguinte o “dólar disparar”, o que fazer? Acredite, é possível proteger-se da oscilação do câmbio.
     
    Uma das operações mais usadas e eficientes para proteção de investimento é o chamado Hedge. Este mecanismo permite que você trave o câmbio no momento em que for firmada a operação com seu fornecedor e desta forma garante a estabilidade na taxa até uma determinada data acordada.
     
    Em uma importação, por exemplo, se o câmbio desvalorizar o banco ficará com a diferença de valor. Porém se a operação for inversa (o mais temido pelos importadores), naturalmente a empresa obterá vantagem perante seus concorrentes, utilizando uma taxa de câmbio menor contratada inicialmente.
     
    A proteção cambial é uma alternativa de grande valor para empresas que realizam qualquer tipo de operação com câmbio e que desejam estar protegidas contra as oscilações do mercado. Fique atento às condições que seu banco pode oferecer e bons negócios!
     
    VOLTAR