• Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

    22/08/2017

    O momento econômico no Brasil não é dos melhores. Mas para quem tem fôlego para ampliar parque fabril ou pensa em investir em equipamentos para estar preparado para o momento em que a curva econômica voltar a apontar para cima, temos uma excelente notícia. Máquinas e Equipamentos sem similar nacional, conhecidos como ex-tarifário, desde a semana passada (Resolução CAMEX 64/2017) tem imposto de importação 0%.
     
    A decisão atinge aproximadamente 5.000 modelos de máquinas e equipamentos não fabricados no Brasil. A projeção do governo é que eles sejam utilizados em projetos de investimento que somam US$ 3,1 bilhões. Serão beneficiadas importações de equipamentos para indústrias dos setores médico-hospitalar, autopeças, alimentício, eletroeletrônico e de embalagem, entre outros.
     
    Antes, o imposto de importação era de 2%. Pode não parecer grande a redução à primeira vista, mas este é o primeiro imposto da cadeia. Tem impacto no IPI, ICMS e até no custos logísticos após nacionalização da mercadoria. Encontra-se aqui uma grande oportunidade para empresas dos mais variados setores ampliarem sua capacidade tecnológica e industrial.
     
    Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
    VOLTAR