• O que é seguro de crédito a exportação?

    14/04/2014

    Importante instrumento de garantia, o seguro de crédito à exportação dá ao produto brasileiro maior competitividade no mercado internacional, possibilitando ao exportador vendas em prazos compatíveis com os praticados pelos concorrentes. O seguro de crédito oferece a tranquilidade de exportar com a certeza de receber.
     
    Cada vez mais utilizado, o seguro de crédito à exportação é a garantia contra o não-pagamento pelo importador, das exportações de bens e serviços, em razão de:
     
    - Riscos comerciais, caracterizados pelo não-pagamento da exportação em razão de falência ou simples mora;
    - Riscos políticos e extraordinários, caracterizados pela incapacidade do importador de pagamento da operação, em razão de eventos específicos, tais como moratória, guerras, revoluções etc.
     
    Como funciona
     
    No Brasil, a Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), atende os exportadores brasileiros, quaisquer que sejam os produtos envolvidos, mercados de destino ou prazos de pagamento concedidos. Operacionalmente, a SBCE divide as exportações em dois grandes grupos:
     
    1. Operações de curto prazo:
     
    Incluem as exportações com faturamento em até dois anos, sendo a garantia da parcela segurada de exclusiva responsabilidade da SBCE. Operacionalmente, as exportações de curto prazo são subdivididas em dois grupos, conforme os prazos utilizados para o produto no mercado internacional:
     
    • Exportações com prazo de pagamento em até 180 dias, principalmente bens de consumo e serviços de curta duração. Neste caso, a relação com o segurado se dá dentro do conceito de globalidade, que se traduz pela emissão de uma única apólice global, com um prêmio de baixo custo. Quanto maior o volume de exportações da empresa, maior será o benefício ao exportador, vez que o custo da apólice é inversamente proporcional ao volume segurado. Um maior volume dilui o risco, reduzindo o prêmio, ao passo que o risco concentrado poderá inviabilizar a operação;
    • Exportações com prazo de pagamento entre 180 dias e dois anos. Em geral, máquinas e equipamentos leves não se enquadram diretamente no conceito de globalidade e deverão apresentar informações complementares ao formulário básico, disponível no endereço da SBCE na internet.
     
    2. Operações de médio prazo:
     
    Neste grupo estão os grandes projetos e negócios envolvendo bens de capital, estudos e serviços, com prazos de pagamento superiores a dois anos, ou os contratos com características especiais e que requerem apólices específicas.
    Estas operações são garantidas pelo governo, por meio do Fundo de Garantia às Exportações (FGE), cabendo à SBCE dar o apoio técnico e operacional necessários ao financiamento. Analisadas caso a caso, estas operações não se enquadram no conceito de globalidade.
    Também no médio prazo, a garantia contra riscos comerciais é de até 90% do valor segurado e contra riscos políticos e extraordinários é de 95%. O seguro de crédito à exportação é um instrumento ágil e de baixo custo que permite ao exportador a tranquilidade de vender com a certeza de receber.
    *Colaboração da Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação
     
     
    VOLVER