• Outsourcing Internacional, o que é isso?

    23/08/2016

    Provavelmente você já deve ter ouvido falar do termo “Outsourcing” em algum momento no seu dia-a-dia empresarial. Muitos também comparam ou igualam à expressão “Terceirização”, comumente utilizada para aquisição de serviços de empresas terceiras no mercado nacional.

     
    Há certa diferença entre as duas expressões. Vamos primeiramente aos significados para entender qual sua influência no mercado internacional:
     
    Terceirização= É utilizada para atividades essenciais ao funcionamento de qualquer organização, mas que não precisam ser gerenciadas por elas, ficando a cargo de outras empresas especializadas contratadas. Exemplos: serviços de portaria, limpeza, jardinagem, etc.
     
    Outsourcing= É uma palavra em inglês onde "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. É a ação de obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.
     
    Mas qual sua relação com o Comércio Exterior? Analisando do ponto de vista de uma indústria brasileira, o Outsourcing é uma importante estratégia de diversificação de produção em outro país. É muito comum atualmente empresas utilizarem fábricas na China, por exemplo, para produzir uma linha de produto (ou parte dele) a preços mais competitivos que o nacional. E isto tudo com sua marca e embalagem!
     
    A importação por si só é uma grande oportunidade de descobrir produtos e serviços no exterior. O Outsourcing Internacional, por sua vez, vai além de uma simples importação. Faz-se necessária uma verificação de fábricas que atendam sua necessidade tecnológica, prazos, custos, etc.
     
    Há várias formas de se verificar a idoneidade de uma empresa para ser sua parceira no exterior. Além de uma visita de campo, onde você tem o contato direto com os diretores e ambiente empresarial, pode-se efetuar inspeções de fábrica e pré-embarque, relatórios operacionais, certificados, etc.
     
    Então, por que utilizar do Outsourcing? Elencamos alguns motivos abaixo:
     
    • ECONOMIA: redução de custos diretos e indiretos, uma vez que não há contratação de mão-de-obra especializada e nem despesas com a etapa de produção;
    • DIRECIONAMENTO DA EMPRESA: o enfoque dos gestores fica direcionado para partes e setores mais importantes e que têm mais know-how;
    • ACESSO A TECNOLOGIA: oportunidade de se utilizar de novas tecnologias em seu produto, talvez inviáveis e/ou inexistentes no seu próprio país;
    • PRODUTIVIDADE: focar no seu negócio e deixar para quem tem mais capacidade operacional produzir itens de seu portfolio.
     
    Podemos citar como exemplos de marcas famosas que utilizam do Outsourcing no mundo inteiro a Apple, Fiat, Embraco, Unilever, entre outras. Não precisa ser grande para começar, inspire-se neles e aposte você também nesta estratégia!
    VOLVER